Dieta na Doença Renal Crônica: Como Proteger Seus Rins

A alimentação tem um papel fundamental no cuidado dos rins. A dieta deve ser ajustada para quem tem doença renal, com objetivo de retardar a progressão da doença e evitar complicações. Faça acompanhamento regular com o nutricionista para ajustes na dieta.

Aqui estão as principais dicas em relação à dieta na doença renal crônica:

1. Controle do sal

O consumo excessivo de sal pode aumentar a pressão arterial, podendo levar à piora da função renal e aumento do risco de eventos cardiovasculares, como infarto ou derrame. Reduza o consumo de sal para < 5g de sal por dia (< 2g de sódio). Evite o consumo de alimentos processados, embutidos, enlatados e temperos prontos. Esse tipo de alimento contém alto teor de sódio. Prefira alimentos naturais, como alho e ervas, preparados em casa. Leia o rótulo dos alimentos para evitar o excesso de sódio.

2. Controle do potássio

Os rins são responsáveis por excretar o potássio do sangue na urina. A insuficiência renal pode levar ao aumento do potássio no sangue, o que pode ser perigoso para o coração. Alimentos ricos em potássio devem ser consumidos com moderação. Eles incluem: banana, laranja e suco de laranja, abacate, kiwi, mamão, melão, batata, batata-doce, tomate, abóbora, beterraba, espinafre, brócolis, feijão, lentilha. Cozinhe os vegetais em água abundante para reduzir o potássio.

3. Controle do fósforo

Na doença renal crônica ocorre um acúmulo de fósforo no organismo, que pode prejudicar os ossos e vasos sanguíneos. Evite refrigerantes, queijos processados, embutidos e alimentos ultraprocessados. Prefira alimentos naturais. Em casos mais avançados da doença renal, pode ser necessário uso de medicamentos para reduzir a absorção intestinal de fósforo. Leia o rótulo dos alimentos para evitar o excesso de fósforo.

4. Controle a água

Se os rins não estão eliminando bem os líquidos, pode haver inchaço e aumento da pressão arterial pela retenção desses líquidos. Pacientes que têm doença renal mais avançada e os que fazem diálise devem controlar a ingestão de líquidos.

5. Cuidado com o excesso de açúcar

O controle do açúcar no sangue é essencial para a saúde dos rins, principalmente para pacientes com diabetes. Evite excesso de carboidratos refinados, como pão branco, doces e refrigerantes. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, como vegetais, grãos integrais e leguminosas.

6. Mantenha um peso saudável e pratique atividade física regularmente

Pratique pelo menos 150 minutos de atividade física por semana para atingir o IMC ideal.

Está preocupado com sua saúde renal?

Se identificou com algum sintoma ou dúvida no artigo? A Dra. Ana Elisa oferece consultas personalizadas para avaliar sua saúde renal com cuidado e expertise.